Windows não reconhece todos os núcleos do processador ou não trabalha com a velocidade Total

É frustante saber que, o seu querido processador de 2, 4, 6 ou 8 núcleos, de uma hora para a outra, começa a trabalharcom menos núcleos, consequentemente deixando a máquina mais lenta para as suas tarefas. E o que dizer sobre um processador que passa a trabalhar com metade da sua frequência de trabalho? Pois é, estes dois problemas estão se tornando mais comuns do que imaginamos… Neste post, irei abordar as causas destes problemas, e obviamente,  suas soluções.


Isto aconteceu comigo duas vezes. Eu tenho um processador Intel Core I3 330-m, de 2.13GHz. E do nada, o processador passa a operar com a metade do clock, 1100 MHz. Ah, e antes que pensem, eu estava com as opções de energia em alto desempenho, configurado para rodar com 100% do processador, e mesmo assim, nada mudava. Após várias tentativas frustadas de arrumar, formatações e instalações de novos drivers, um dos meus núcleos sumiram.. pois é, um Core I3 agora estava rodando com 1 núcleo… Na hora do desespero, achei a solução!Meu processador está rodando com metade da sua capacidade! Meu processador tinha x núcleos, e agora está rodando com menos..
Por incrível que pareça, isto está acontecendo muito, basta uma simples pesquisa no Google para constatar este fato. Alguns processadores, independentes de marca e modelo, estão parando de funcionar em sua máxima capacidade, tendo como causador em praticamente 90% dos casos o Windows.

 

Meu processador está funcionando com uma frequência menor que a esperada… Ou o Windows não está reconhecendo todos os núcleos do processador!

Antes de realizar as soluções abaixo, tenha certeza que o seu processador está funcionando com uma frequência incorreta ou não está reconhecendo todos os núcleos corretamente. Para testar, baixe o programa CPU-Z, instale-o e verifique.

Divergências no processador - Frequência real está diferente da frequência de fabrica

Frequência real está diferente da frequência de fabrica

Veja que no meu caso, a frequência está errada, sendo que a correta é 2.13 GHz (ou 2.130 MHz), e ele está funcionando com 1596.4 MHz. Pelo menos, ele está reconhecendo corretamente os núcleos (menos mal).

Solução 1: Para resolver este problema, vá no iniciar e na barra de buscas digite: “Opções de Energia” e dê enter. Ative a opção “Alto Desempenho“. Se você não estiver vendo esta opção, clique em “Mostrar planos adicionais”.

Solução 2: Se isso não resolveu, vá no menu iniciar e na barra de buscas digite “Msconfig” e dê enter. Na aba “Inicialização do Sistema“, clique em “Opções Avançadas“. Marque a caixa “Número de processadores“, coloque a quantidade máxima de núcleos do seu processador (incluíndo os núcleos Hyper Threading, se houver):

Configurando para reconhecer todos os núcleos do processador

Configurando para reconhecer todos os núcleos do processador

Após isso, dê ok e marque a caixa “tornar permanente todas as configurações de inicialização”, Ok novamente. Reinicie o Windows quando for solicitado. Após reiniciar, abra novamente o CPU-Z e veja se o seu processador está com a velocidade total e/ou quantidade de núcleos totais, se não estiver, vamos para a solução 3.

Solução 3: Abra o iniciar e na barra de buscas digite “DEVMGMT.MSC“. Irá abrir o gerenciador de dispositivos. Abra a guia “Processadores“, e com o botão direito, clique em “Desinstalar“. Quando pedir para reiniciar, clique em “Não” e continue desinstalando todos os núcleos que aparecerem ali.

Desinstalando o Processador

Desinstalando o Processador

Quando terminar de desinstalar todos, reinicie o Windows. Ao voltar, o Windows irá reinstalar o driver para o seu processador, é possível que ele peça para reiniciar novamente, reinicie. Ao voltar novamente, abra o CPU-Z e veja se agora, está correto a velocidade do processador e os seus núcleos. Se não estiver, vamos a última solução.

Solução Final: Se ainda assim, o processador ainda não foi reconhecido normalmente, tanto em velocidade, quanto em seus núcleos, pare e pense.. Quando isso comecou? Depois de atualizar o Windows? Depois de instalar algum driver? Tente descobrir, reinstale os seus drivers de Chipset. Ou, reinicie o computador e entre na BIOS, apertando a tecla “DEL” ou “F2″. Veja se na sua BIOS, é possível desabilitar ou diminuir a capacidade do seu processador. Veja se o seu processador não está com algum overclock. Procure uma opção para carregar as opções otimizadas da sua BIOS (geralmente vc encontra como: “Load Optimized Defaults” ou algo parecido), salve e volte ao Windows para checar novamente no CPU-Z. Considere talvez formatar o Windows, pode resolver.

No meu caso, resolveu!!!

Frequencia Correta

Problema Resolvido!! =D

Se ainda assim, depois de todas estas soluções, o problema persistir, talvez o seu processador esteja danificado ou com um ou mais núcleos queimados. Sim, é possível que os núcleos queimem sem queimar todo o processador. Isso é causado geralmente por altas temperaturas ou execesso de energia passado a ele.

Eu precisei fazer todas as soluções, e na solução final, eu carreguei as opções otimizadas na BIOS. Detalhe, se você não tem experiência suficiente para realizar estas soluções propostas, chame algum técnico. Não irei me responsabilizar galera!

Espero que tenham gostado, se deu certo com vocês, comentem!

Todos os Creditos para: Lucas Peperaio